logotipo-brancologotipo-brancologotipo-brancologotipo-branco
  • Home
  • Sobre nós
  • Metodologia
  • O que fazemos
  • Conteúdo
  • Contato

Gestão de crises: o que fazer na prática

Visualizar, prevenir, enfrentar. Crises sempre existirão. Se elas vão triunfar, depende de você.
Nenhuma empresa está imune a momentos de crise envolvendo sua marca. Mesmo as mais cautelosas e atuantes no sentido de evitar esse tipo de problema podem ser pegas de surpresa.

Um acidente, uma catástrofe natural, um desvio de conduta de um colaborador, uma decisão governamental intempestiva, uma crise política no país, uma crise econômica. O que vai diferenciar as empresas fortes das fracas nesse quesito é a capacidade que cada uma vai ter de gerir e superar o momento crítico.

O enfrentamento de uma crise começa no cotidiano da empresa, precisa ser diário e sério. Gerenciar uma crise é, antes de tudo, trabalhar para evitá-la. Ao mesmo tempo, implementar na companhia procedimentos que permitam que os administradores prevejam cenários e se preparem para superar as turbulências.

Entrevistado pelo Administradores.com consultor Antônio Carlos de Matos cita Peter Drucker para explicar a essência da gestão de um negócio: “Há só uma definição válida do objetivo de um negócio: criar um cliente“. Isso traduz de maneira muito clara a visão que os gestores precisam na condução de uma política de prevenção e enfrentamento de crises.

O vietnamita Thái Quang Nghiã, da marca de calçados e bolsas Goóc, é um exemplo fantástico de como lidar com crises. O estudo de caso sobre sua trajetória, que está disponível no meu Sucesso, aborda diversos momentos de sua vida em que crises se colocaram em seu caminho. E em todas as situações ele conseguiu seguir em frente.

Em momentos com esses, a criatividade é sempre um fator preponderante. Lembre-se: situações atípicas exigem atitudes excepcionais. Tentar resolver problemas que quebram a lógica tradicional de seu negócio com soluções triviais, muito provavelmente, não vai surtir efeitos.

Enfim, em resumo, a receita básica é seguir este fluxo: visualizar, prevenir, enfrentar. Crises sempre existirão. Se elas vão triunfar, depende de você.

Nota: este texto foi divulgado originalmente para base de emails da empresa DOC CIN Contabilidade Empresarial.

Publicações relacionadas

07/01/2021

Já pensou em controlar seu stress e de sua equipe para melhorar resultados?


Ler mais
01/09/2020

Alimentos fitness: mitos e verdades


Ler mais
logotipo-branco 03

Av. Paulista, 1765 - CJ 71/72
São Paulo - SP



Fale com a gente

(11) 96633-4884

E-mail

negocios@soraiamarques.com.br


© Get On. Treinando pessoas, superando resultados.
  • Home
  • Sobre nós
  • Metodologia
  • O que fazemos
  • Conteúdo
  • Contato
    Nós usamos cookies
    Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies.
    Saber maisACEITAR
    Manage consent

    Visão geral da privacidade

    Quaisquer cookies que podem não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e são usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário através de análises, anúncios, outros conteúdos incorporados são denominados cookies desnecessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies em seu website.
    Necessário
    Sempre activado

    Os cookies necessários são absolutamente essenciais para que o site funcione corretamente. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e características de segurança do website. Estes cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.

    Opcionais

    Quaisquer cookies que podem não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e são usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário através de análises, anúncios, outros conteúdos incorporados são denominados cookies desnecessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies em seu website.